Joinville, 07 de agosto de 2012
Curso: "Tecnologia da Informação e Comunicação"
Atividade 01
A SOCIDADE, APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DA ACESSIBILIDADE
“Uma nova cultura da aprendizagem, de uma forma de conceber, gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social (p. 60 - Guia do Cursista)”
Na sociedade atual, verifica-se um paradoxo entre, aquilo que se deve aprender frente ao conjunto de informações que são disponibilizados nos variáveis meios de ensino e recursos informativos globais. Este contexto exige cada vez mais novas formas, novas ferramentas para alfabetização e capacidade de aprendizagem para formação de cidadãos ativos, criadores, protagonistas e não meros reprodutores e coadjuvantes.
O conhecimento, ou melhor, muitos meios e muitas ferramentas que se encontram no mercado tentam tornar o “conhecimento” o “saber” em mera “moeda correte” privilegiando a quantidade e não a qualidade no que se refere à aprendizagem do cidadão protagonista mencionado anteriormente.
Neste meio, o “profissional professor” se vê como o mediador, articulador democrático frente à aquisição dos saberes, selecionando as informações e organizando as variadas formas de aprendizagem do educando.
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